quinta-feira, 16 de abril de 2015

Câmara cria frente parlamentar em defesa da hotelaria

Uma boa notícia para o segmento turístico saiu ontem (15) de Brasília. Foi o lançamento, pela Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria. O Colegiado, composto por 217 deputados, vai apoiar políticas públicas e proposições voltadas para os interesses dos empresários e usuários dos meios de hospedagem.

                                                            Foto: Iberostar / Divulgação

A Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria é presidida pelo deputado César Halum (PRB/TO) e vai colocar em evidência, nas discussões da Câmara, um dos setores econômicos mais importantes e crescentes do país.

César Halum destaca a importância do setor para o Brasil, sobretudo em grandes eventos internacionais. “Vamos debater o setor. O país vai conhecer como funciona a hotelaria e sugerir melhoras”, disse.

Já o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, defendeu esforços pelo desenvolvimento harmonioso do setor, o que, segundo ele, favorece o mercado turístico. “Somamos forças para potencializar o crescimento do turismo, e a hotelaria, que tem um papel preponderante nisso, precisa trabalhar suas peculiaridades”, analisa.

Falta de investimento em Mata de São João

Tão relegado pela gestão pública de Mata de São João, o segmento turístico é a mola propulsora da economia do município, com significativa geração de emprego e renda. No trecho de cerca de 30 quilômetros, entre a Praia do Forte e o Costa do São Sauípe, são 9 resorts, sem falar nos inúmeros hotéis de médio e pequeno porte, pousadas, restaurantes e outros equipamentos.

Só com ISS, a Prefeitura arrecada 5% do faturamento bruto de cada estabelecimento. Há também a arrecadação de IPTU desses empreendimentos e das centenas de condomínio de luxo, espalhados por todo o litoral.

Se os investimentos em infraestrutura, qualificação e divulgação fossem proporcionais a arrecadação de Mata de São João com o setor turístico, com certeza as pessoas que vivem do segmento e os turistas estariam muito mais felizes.


Com informações do Ministério do Turismo

Um comentário: